Especialista X Generalista

Há um tempo atrás, voltando do almoço, estava conversando com o Anderson sobre o que vale mais a pena ser hoje em dia, Especialista ou Generalista. Esse post é um dos mais antigos rascunho que eu tenho, mas como o assunto surgiu num tópico do GUJ, resolvi adiantar o assunto.

Há o mundo ideal que acredito que seja unanimidade, que é voce saber tudo de tudo… tudo de redes, tudo de sistema operacionais, tudo de hardware, tudo de JSF, de JPA, tudo do seu negócio… e assim vai… mas hoje com a quantidade de novas tecnologias surgindo é impossível acompanhar. Quando vou numa livraria e fico olhando a quantidade de assuntos que existem e as vezes eu nem imaginava, eu cada dia tenho mais certeza que quanto mais estudo mais coisa tenho a aprender.

Voltando ao assunto, o que basicamente é um especialista e um generalista, na minha visão

Especialista: Um profissional extremamente técnico, conhecendo o detalhe, e com grande conhecimento numa plataforma ou framework especifico, como jsf, jpa, ejb3 ou jms. Geralmente a hora desse profissional é bem mais cara, e ele é chamado para “apagar incendios”, quando existe um problema que ninguem sabe resolver. Já almocei com um arquiteto da BEA uma vez que foram em uma empresa que trabalhava, e me disse que hoje tava em SP, amanha no RJ e semana que vem no Ceará, sempre para resolver grandes problemas e sobre grande pressão.

Generalista: Um profissional técnico, sabe usar razoavelmente bem o que está no seu projeto, as vezes esquece um ou outro detalhe de um framework por exemplo, já que usou relativamente poucas vezes, e, o mais importante de tudo, conhece muito bem o seu negócio, já que tendem a pegar um projeto do início ao fim.

A escolhe entre as duas opções depende muito do tipo de carreira que queira seguir.

Sendo generalista, voce tende a ficar em empresas um tempo maior, entendendo seu negócio, suas aplicações, e seu valor para aquela empresa é maior, e consequentemente para o mercado seu valor é menor, por exemplo, voce trabalha numa empresa com sistemas de telecomunicações e depois ir trabalhar numa empresa de seguros, o que voce aproveitaria do seu conhecimento de negócio?

Sendo um especialista, voce tende a estar cada hora em uma empresa diferente, trabalhando geralmente sobre maior pressão, adquirindo maior experiencia (que na minha opinião se ganha vivendo várias realidades diferentes, e não sempre a mesma realidade), trabalhando um periodo menor w ganhando um salário maior, mas para a empresa que voce presta serviço, voce não agrega valor para o negócio dela, já que está ali para resolver um problema técnico, mas para o mercado seu valor é maior, porque tecnologia é igual no mundo todo.

Agora, a decisão de qual caminho seguir, é sua!
Boa Sorte!

Anúncios

3 Respostas to “Especialista X Generalista”

  1. Fernando Boaglio Says:

    Além do q vc falou, o especialista ainda corre o risco da especialidade dele se tornar obsoleta, que nem sempre é uma mudança de versão (como de Struts 1.0 para Struts 2.0), mas uma alteração mais radical (como de EJB2 para WebServices).O mercado americano é cheio de especialistas, que na minha opinião é o caminho mais fácil, pois como integrar todas essas tecnologias? O generalista sabe…

  2. anderson_leite Says:

    “aquele que sabe tudo sobre um assunto é ignorante em todo o resto”. Vi isso em uma palestra, acho que cabe bem aqui não ? []s

  3. JOSENILTON Says:

    minha enterpletação sobre este assunto, mas especifico do texto abordado.
    fica siente, que cada profissional tem seu valor, em seu seguimento, isto de fato esclaresce muitas duvidas, pois um empresa ira selecionar o profissional que no momento é necessario para o cargo, que nasse diacordo com suas necessidades.
    no mundo hoje o profissional deve expandir seus conhecimentos, para que não fique obsoleto, porem deve ter um conhecimento em algua coisa para que firmece em algun lugar no mercado, não adianta ele trabalhar em diversas empresas de diversos ramos, se não pode usar os valores agregados das anteriores nas posteriores de nada lhe serve, pois tera que aprender novamente uma nova profissão.
    a iguinorancia se faz daquele que não busca valores complementares para seu desenvolvimento profissional, mas ele teve que ser essencial para entra e obter esta oportunidade de cressimento, se o mercado muda mude junto com ele, porem aquele que sabe de tudo um pouco sempre busca equele que sabe profundamente de uma coisa, para conplementar e concluir seu trabalho.
    tente ser um poliespecialista e tera sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: